arquivo > agosto de 2015
Não é justo desistir de querer voar
24.ago.2015, Dia em que São Bartolomeu concede saída precária ao diabo
Os voos de Dédalo e de Ícaro - escrevo olhando para uma imagem do elegante símbolo da companhia aérea Ryanair, símbolo inspirado na carranca de um histório navio irlandês -, os voos de Dédalo e de Ícaro tiveram desfechos diferentes. Dédalo, o construtor, sobreviveu voando longe do sol e do mar, mas viu seu filho Ícaro voar tão alto e morrer nas águas do Mar Egeu quando a energia solar derreteu as asas com que voava. Mas apesar desta lenda mitológica, não é justo desistir de querer voar.
Sem falta de comparência dos adversários
18.ago.2015, Primeiro dia oficial da candidatura de Maria de Belém
A reação do prof. Sampaio da Nóvoa à entrada da drª Maria de Belém na corrida à Presidência da República (revelando surpresa e agrado mas sem qualquer esmorecimento na candidatura por ele já protagonizada) é - repito - mais um sinal de que temos em António Sampaio da Nóvoa um candidato vencedor, capaz de recuperar a nobreza da acção e do pensamento políticos, cuja eleição, que celebrarei com entusiamo e alegria, acontecerá sem qualquer sombra, nem sequer a da falta de comparência de adversários de peso.
Um homem quando vai para velho
15.ago.2015, Dia da primeira ameaça de retaliação
Um homem quando vai para velho corre sérios riscos de passar a ser considerado lixo e tratado como tal até ser, na primeira oportunidade, entre muitas possibilidades que não exclusivamente a da morte física, definitivamente lançado na lixeira ou na compostagem, como algo que há muito incomoda mas que, por inércia ou pudor, tem sido suportado. Isto acontece quando alguém começa a dizer ao velho que está na hora de começar a escrever o testamento vital e que o primeiro parágrafo desse testamento pode muito bem começar com um "estou a pensar que um homem quando vai para velho"...